Exposição de obras raras da Biblioteca Átila Almeida marca início da Semana de Museus na UEPB

28 de maio de 2013

semmus4A 11ª Semana de Museus teve início na noite desta quarta-feira (15), na Universidade Estadual da Paraíba, com a apresentação de duas palestras e abertura da exposição “Obras Raras da Biblioteca Átila Almeida”, no Museu Assis Chateaubriand (MAC).  O evento foi aberto pelo reitor Rangel Junior e o diretor do MAC, Ângelo Rafael. Presentes a abertura também estavam o pró-reitor de Arte e Cultura, José Pereira da Silva, e a teatróloga Lourdes Ramalho.

Rangel Junior ressaltou que é necessário criar, cada vez mais, condições para que toda comunidade possa se beneficiar dos museus. “Junto com outras ferramentas similares, também voltadas à educação, é possível construir uma sociedade ética e mais equitativa”, enfatizou. Ele acrescentou que a promoção da Semana e a comemoração pelo Dia do Museu – no sábado (18) – representam o reconhecimento dessas instituições que, independente de suas características, são locais de disseminação de conhecimento, descoberta de novos saberes e de reflexão.

semmus3O Pró-Reitor de Arte e Cultura da UEPB sublinhou a importância da Semana de Museus para discutir a identidade cultural, assim como a função de pesquisar, preservar e divulgar. Já o diretor do MAC, apontou a relevância do tema “Museus (Memória+Criatividade) = Mudança Social”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), nesta edição da Semana Nacional de Museus. “Para nós é um tema muito importante e oportuno. Estar em um Museu é ter contato direto com as pessoas e vivenciar transformações proporcionadas pelas atividades culturais que o Museu realiza, além de incentivar a criação artística”, afirmou.

Em seguida, houve a palestra da professora Joseilda Diniz, abordando o tema “Literatura e Memória”. Durante sua preleção, Joseilda abordou aspectos como a amizade profícua entre José Alves Sobrinho e Átila de Almeida. “Foi a parceria perfeita entre o poeta autodidata e o intelectual”, apontou. Ela ressaltou ainda que embora não figure entre os cânones literários, José Alves Sobrinho foi um grande poeta e pesquisador da poesia popular.

semmus2Dando prosseguimento a programação, o professor Chico Pereira proferiu a palestra “A Campanha dos Museus de Assis Chateaubriand”, na qual destacou a Campanha Nacional de Museus Regionais, criada na década de 60, com o intuito de descentralizar o foco das manifestações de arte do eixo Rio-São Paulo.

Às 20h30, o professor Josemir Camillo abriu a exposição Obras Raras da Biblioteca Átila de Almeida, que vai dos séculos XVI aos séculos XIX e XX. Constam na seleção, obras relevantes em diferentes áreas do conhecimento, a exemplo dos dicionários de Bluteau (1712-1728) e de Morais (1815), Os Lusíadas (1898) e a coleção Eu (poesias completas/1ª edição) de Augusto dos Anjos. A exposição seguirá até o dia 30 de junho.

A UEPB integra a Semana de Museus pelo quarto ano consecutivo. O evento, que acontece anualmente, atingiu número recorde de museus inscritos, com 1.252 instituições participantes, e estará presente em 535 municípios do Brasil. O objetivo é mobilizar os museus brasileiros de forma a concentrarem suas programações em um mesmo tema, estimulando o interesse do público. Em Campina Grande, o evento é promovido pela Pró-Reitoria de Arte e Cultura (UEPB), Museu Assis Chateaubriand (UEPB) e Instituto Brasileiro de Museus.

Confira a programação dos próximos dias

16 de maio

18h – Mesa-redonda e elaboração da Carta de Compromisso MAC/UEPB com a integração entre os museus de Campina Grande

Local: Auditório do MAC/UEPB

20h – Abertura da Exposição: “Coleção Ecoarte”

Local: MAC/UEPB

17 de maio

18h – “Sarau ao Pôr do Sol” em homenagem ao Dia Internacional dos Museus

20h – Abertura da Exposição: “Maneira Simplérrima de esquecer o que não deve ser lembrado”, de Luciana Urtiga

Local: MAC/UEPB

18 de maio

8h às 18h – Integração com Arte

Local: Terminal de Integração de Campina Grande

Créditos: www.uepb.edu.br