Biblioteca Átila Almeida da Universidade Estadual promove jornada sobre poéticas da oralidade

24 de setembro de 2014

A Biblioteca Átila Almeida da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza no dia 30 de setembro, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), localizado às margens do Açude Velho, em Campina Grande, a 3ª Jornada sobre poéticas da oralidade: cordelizando saberes e fazeres populares. O evento integra as festividades de comemoração do sesquicentenário de Campina Grande.

cord2_02A jornada acontece das 8h30 às 11h30 e vai homenagear o mestre Manoel Monteiro, além de contar com a presença de personalidades da música e da poesia nordestinas, assim como artistas e pesquisadores de renome nacional e internacional. Constam na programação apresentação musical, com Luizinho Calixto; conversas em prosa e verso, leitura poética de cordéis, mesa redonda e lançamentos de obras poéticas.

“Pensamos o cordel com vistas à atualidade, ao século XXI. Trabalhamos na desconstrução daquele discurso que alguns intelectuais da década de 70 preconizavam a respeito da morte das poéticas populares e, de alguma maneira, transmitiam um pensamento de que a literatura de cordel era algo inferior à literatura erudita”, comentou a professora Joseilda Diniz, organizadora do evento.

A programação terá início às 8h30, com uma apresentação musical de Luizinho Calixto que fará uma “conversa em oito baixos”. Em seguida, o poeta José Laurentino declamará poemas. Haverá a mesa “O mestre Manoel Monteiro: poeta-professor na voz de amigos, pesquisadores, familiares”, com a participação de Fred Ozanan, Johniere Ribeiro, Valentina e Kátia Monteiro, Bruno Gaudêncio, Astier Basílio, Rodrigo Apolinário e Kako Diniz. Finalizando o evento, será realizada a mesa “Caminhos de uma poesia, roteiro de uma pesquisa”, que contará com a participação dos pesquisadores Joseilda Diniz, Franka Santos (UFCA), Maurílio Antônio Dias de Sousa (UFBA e sobrinho-neto do poeta Manoel Camilo dos Santos).

Haverá ainda o lançamento dos livros “Cordel em homenagem a Manoel Monteiro”, de autores diversos; “Água da mesma onda: a peleja poética epistolar entre a poetisa Bastinha e o poeta Patativa do Assaré”, de autoria da professora doutora Franka dos Santos; e “Fundações e itinerâncias da poesia nordestina”, do professor e mestre Maurílio Antonio Dias de Sousa.

Outras informações: (83) 3315-3424.

Créditos: http://www.uepb.edu.br/