Centro Artístico Cultural da UEPB está com inscrições abertas para Oficina de Poesia Popular e Cordel

8 de março de 2018

O Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, está com inscrições abertas para a oficina de Poesia Popular e Cordel, a ser ministrada pelo poeta e declamador Iponax Vila Nova. A atividade, efetuada através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), é gratuita e alinha-se à missão da UEPB de estimular e dar visibilidade às iniciativas culturais, notadamente as de matriz regional, valorizando a Arte como instrumento de consolidação da identidade e de construção da cidadania.

A oficina objetiva ensinar rima, métrica e produção de versos em sextilhas, septilhas, mote em sete e mote em dez aos estudantes, como também apresentar gêneros do repente e sua importância para a poesia popular, fortalecendo assim o processo de educação para o gosto pela Arte e ressaltando-a como veio de formação integral. A oficina terá duração de três meses e será composta por duas turmas.

As aulas ocorrerão às segundas e quartas-feiras, sendo que as preleções da primeira turma se darão das 9h às 10h e, as da segunda turma, das 10h às 11h. As inscrições seguem até a próxima segunda-feira (12), quando do início das aulas, e devem ser feitas no Centro Artístico Cultural da UEPB, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Dentre os tópicos abordados figuram Estrofe e Sílaba Poética, Esquema de Rimas, Mote Decassílabo, História dos Repentistas Nordestinos, Imagens Poéticas, Métodos de Composição de Estrofes, Assuntos Corriqueiros no Repente – Sertão e Saudade. As aulas serão expositivas, dialogadas e permeadas por debates. Ao final do trimestre haverá um módulo apenas centrado na apresentação de cantadores, tendo a participação de uma dupla de repentistas com o intuito de aliar a teoria e a prática do que foi aprendido e produzido durante as aulas. Os versos feitos pelos alunos também constituirão um cordel ao final do curso.

Iponax Vila Nova é natural de Cajazeiras (PB) e tem 47 anos. Filho do repentista Ivanildo Vila Nova e de Maria Lêda Borges, conheceu a poesia cedo, ainda menino. Dispõe de mais de 20 anos de carreira e vários CD’s lançados. Na sua trajetória profissional destacam-se a criação e apresentação do Desafio Estado versus Estado, evento realizado de 2003 até hoje, anualmente, no Teatro Municipal Severino Cabral.

Também foi fundador do Clube do Repente, grupo criado em 2006 com o intuito de promover cantorias mensais em Campina e fundador apresentador do Programa Universo dos Versos, que vai ao ar de segunda a sábado, através da Rádio Caturité 1050 AM. Além disso, é gestor de Cultura Popular da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), por meio da qual ministra oficinas em todo o Estado, bem como efetua, mensalmente, o projeto De Repente no Espaço, em João Pessoa, desde 2015.

O CAC fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, 44 (por trás dos Correios – prédio da antiga Faculdade de Administração da UEPB), no Centro de Campina Grande. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3310-9719.

Texto: Oziella Inocêncio/UEPB