Obra do mês de Junho: Cordel “São João Também é História” de Manoel Monteiro.

11 de junho de 2018

São João também é história. É tempo de comemoração, de festejos, de colheita, de alegria, de tradição (inter)cultural, de literatura de cordel. Com a semente do sincretismo religioso dos legados pagão e cristão, as festas juninas valorizam os patrimônios culturais locais e revelam muitos elementos históricos, religiosos e até mitológicos.

Contagiados por essa atmosfera alegre, simbólica e cultural do São João, a obra do mês de junho, da Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, é o cordel São João também é história (2010), de um dos maiores cordelistas do Brasil, o nordestino Manoel Monteiro da Silva (1937-2014), que também atuou como pesquisador e crítico da cultura popular, foi um dos grandes responsáveis pela difusão da literatura de cordel nas escolas, sendo um grande incentivador e divulgador desta modalidade literária no país.

No cordel em destaque, há um resgate sobre a origem do São João, apresentando-se o significado inicial, a celebração da chegada do verão (o solstício), contextualizando o festejo em períodos anteriores ao nascimento de Cristo. Além disso, suas estrofes desvelam algumas simbologias pagãs que foram ressignificadas séculos mais tarde com a presença do Cristianismo na festa.

Manoel Monteiro retorna às características intrínsecas aos festejos, como a presença das fogueiras, das comidas típicas, das alegres músicas e da inserção dos Santos, explicando a história desse sincretismo cultural. Na leitura da obra São João também é história, o leitor é conduzido em versos e rimas pela construção histórica desta festa, em um texto rico em imagens e com pitadas de humor, sarcasmo e ironia.

Assim, a festividade que possui destaque efetiva na vida social, política, econômica e cultural, especialmente do Nordeste, ganha visibilidade na arte e na pesquisa acadêmica. Portanto, a Biblioteca Átila Almeida, que conta com o maior acervo de cordéis da América Latina, disponibilizará para a consulta e pesquisa uma coleção de cordel, de Manoel Monteiro, com a temática do São João, a exemplo de: São João também é história, São João, sem fogueira e sem balão e Venha viver em Campina o maior São João do Mundo.

Além disso, o público da Web pode se deleitar com a cadência melódica de alguns trechos da obra de Manoel Monteiro, narrado pelo cordelista Josenildo Maria de Lima. Com o poeta e pesquisador Rafael Melo, por sua vez, pode-se ter acesso a um relato de experiência de um leitor crítico e apreciador da obra de Manoel Monteiro. O vídeo pode ser conferido na íntegra aqui: Link: https://www.youtube.com/watch?v=bhHim_CKHK4