Obra do mês de Abril: livro “Indiologia”

12 de abril de 2019

A Coordenação de Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, na próxima quarta-feira (10), às 9h, no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, a mesa de debate “Diálogos sobre a representação indígena no Brasil: as cosmovisões das culturas de pertencimento”. O evento é alusivo às reflexões realizadas ao longo do mês de abril, uma vez que o dia 19 foi instituído como Dia do Índio.

O evento é gratuito, aberto ao público, e contará com a participação da professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Juciente Ricarte, além da professora da UEPB, Luíra Freire Monteiro, dos professores Flávio Carreira de Santana e Pedro Potiguara, como também da presidente da Organização dos Professores Indígenas Potiguara (OPIP), Sônia Potiguara.

Título do projeto “Obra do Mês”

Além dessa mesa de debate, a Coordenação de Bibliotecas da UEPB, dentro do projeto “Obra do Mês”, iniciativa que destaca importantes obras que fazem parte do acervo da Biblioteca Átila Almeida, está disponibilizando para consulta e pesquisa, durante todo o mês de abril, o livro “Indiologia”, de Angyone Costa, para promover um momento de reflexão e discussão sobre a representação e o lugar do índio no cenário histórico, cultural, social e político brasileiro.

O livro é uma edição de 1943 e reúne 15 ensaios que problematizam e dão visibilidade a diversos aspectos da vida objetiva, material, tecnológica, cultural e representativa de vários grupos etnográficos indígenas brasileiros ao longo da história, revelando como ocorreu a construção de suas imagens no cenário nacional. Além disso, a obra recupera diversos estudos que revelam os elementos inicialmente indígenas e que se tornaram integrantes na formação social e cultural brasileira.

Ainda dentro do mesmo projeto serão destacadas outras publicações que subsidiarão esta reflexão, como o “Dicionário da língua Tupi”, de Gonçalves Dias; o “Vocabulário Tupi Guarani Português”, de Silveira Bueno; e ainda a obra “Suma etnológica brasileira”, organizado por Darcy Ribeiro. Estudantes, professores e pesquisadores do tema podem se dirigir à Biblioteca Átila Almeida para terem acesso às obras em destaque. A biblioteca está localizada no 1º andar do Prédio das Pró-Reitorias da UEPB, no Câmpus de Bodocongó, e funciona nos turnos manhã e tarde.

Texto: Givaldo Cavalcanti