Obra do mês de maio: livro “Antologia Poética”

13 de junho de 2019

A Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) colocará à disposição do público, dentro do projeto “Obra do Mês”, o livro “Antologia Poética”, do poeta e compositor Vinícius de Moraes. Nesta obra há inúmeras poesias dedicadas ao misticismo religioso, à sensualidade, às críticas sociais e ao amor em muitos sonetos que consagraram o autor como um poeta que canta o amor sensual e a paixão.

Segundo o professor e pesquisador de poesia, Hélder Pinheiro, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vinícius de Moraes foi um grande sonetista da Língua Portuguesa, mas ainda pouco conhecido pelos seus poemas, tendo se dedicado a temática do amor sensual em sua lírica.

A produção artística de Vinícius de Moraes é múltipla, diversa e plural, compreendendo desde questões religiosas até reflexões sociais, deixando obras importantes na literatura, teatro, cinema e música. Mas foi por materializar em versos, sons e ritmos as tensões e sublimações do amor que Vinícius de Moraes se eternizou no imaginário cultural brasileiro.

Marcado por um histórico de obras-primas como “Garota de Ipanema”, “Eu sei que vou te amar”, “Chega de Saudade”, na Música Popular Brasileira; “Soneto da Fidelidade”, “Soneto do Amor total”, na poesia e “Orfeu da Conceição”, no teatro, por exemplo, Vinícius de Moraes se consolida enquanto ícone da cultura brasileira no cenário interno e externo. No gênero musical, Vinícius teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Além de “Antologia Poética”, os pesquisadores e leitores da produção literária de Vinícius podem ter acesso a outros oito títulos que compõem o acervo do poeta na Biblioteca de Obras Raras Átila de Almeida, como “Livro dos Sonetos”, “Para uma menina com uma flor”, “As coisas do alto: poemas de formação”, “A arca de Noé: poemas infantis”, “Para viver um grande amor: crônicas e poemas, “Jardim noturno: poemas inéditos”, “O melhor de Vinícius de Moraes” e “Forma e exegese: Ariana, a mulher de Vinícius de Moraes”.

A Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, localizada no 1º andar do prédio da Administração Central da UEPB, no Câmpus de Bodocongó, fica aberta para visitação das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, e com os agendamentos feitos pelo site www.bibliotecaatilaalmeida.uepb.edu.br. O público também pode entrar em contato através do telefone (83) 3315-3424 ou pelo e-mail atilaalmeida.bc@uepb.edu.br.

Sobre o poeta e sua obra, confira na íntegra uma experimentação poética em vídeo produzida pela TV UEPB com o professor Hélder Pinheiro, especialmente para o “Projeto Obra do Mês, clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão