Obra do mês de junho: livro “Eu”

14 de junho de 2019

“Tenta às vezes, porém, nervosa e louca/Esquecer por momento a mágoa intensa/
Arrancando um sorriso à flor da boca.”

(Sofredora, Augusto dos Anjos)

Numa época em que a depressão é considerada como mal do século, a contemporaneidade instaura uma crise existencial sem precedentes na história ocidental, tanto objetivamente quanto subjetivamente. Parte desse contexto, um dos problemas essenciais do homem contemporâneo reside no vazio, reflexo da impossibilidade de ter um interior integrado, já que se encontra imerso numa sociedade líquida, incerta e insegura. Um dos autores mais consagrados na literatura nacional pela abordagem desta temática é Augusto dos Anjos, eleito em 2001 a “Paraibano do Século XX”.

Partindo desse contexto, no ano do centésimo vigésimo quinto aniversário do nascimento de Augusto dos Anjos, o Projeto “Obra do Mês da Biblioteca de Obras Raras Átila de Almeida elege, durante o mês de junho de 2019, a primeira edição de seu livro “Eu”, de 1912. Para além da representatividade da data, mas especialmente por ser sua poética um símbolo da melancolia, permeada por recursos da linguagem como a ironia, Augusto estabelece uma obra original, singular e de complexa classificação na literatura, além do próprio autor se configurar como uma personalidade literária de notoriedade e visibilidade acadêmica e social. 

O livro “Eu” é uma demonstração da multiplicidade da linguagem literária e funciona como prisma de diversos comportamentos e sentimentos humanos. Para o professor Chico Viana: “A riqueza imagística, a erudição inesgotável e a profundidade psicológica, entre outros atributos, fazem com que os críticos a vinculem aos mais variados sistemas e crenças.” 

Como desdobramento da escolha da “Obra do Mês”, a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida promove no próximo dia 12 de junho, às 14 horas, no auditório da Biblioteca Central, Campus I da UEPB, um momento de diálogo e partilha de conhecimentos intitulado “Vida e poiesis de Augusto dos Anjos: uma discussão sobre sua singularidade.”, com as professoras Dra. Rosilda Alves Bezerra (UEPB) e Dra. Maria do Socorro Silva de Aragão (UFPB), O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Para além da representatividade da data de nascimento de Augusto do Anjos, mas especialmente por ser sua poética um símbolo da melancolia, permeada por recursos da linguagem como a ironia, Augusto estabelece uma obra original, singular e de complexa classificação na literatura, além do próprio autor se configurar como uma personalidade literária de notoriedade e visibilidade acadêmica e social. O livro “Eu” é uma demonstração da multiplicidade da linguagem literária e funciona como prisma de diversos comportamentos e sentimentos humanos.

Dentro das atividades do projeto “Obra do Mês”, a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida promove, no próximo dia 12 de junho, às 14h, no Auditório da Biblioteca Central, Câmpus I, um momento de diálogo e partilha de conhecimentos com o evento “Vida e poiesis de Augusto dos Anjos: uma discussão sobre sua singularidade”. Participarão da atividade as professoras Rosilda Alves Bezerra (UEPB) e Maria do Socorro Silva de Aragão (UFPB). O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Texto: Ana Carolina Aragão