Obra do mês de agosto: livro “A União – Jornal e História da Paraíba: sua evolução gráfica e editorial”

23 de agosto de 2019
A União – Jornal e História da Paraíba: sua evolução gráfica e editorial

Criado em dois de fevereiro de 1893, pelo presidente da província em exercício Álvaro Machado e o diretor e jornalista Tito Silva, surge o Jornal A União. De início, a proposta do jornal era tornar-se uma ferramenta para a conciliação entre as variadas lideranças políticas, no contexto pós-proclamação da República, período mais conturbado. Espaço de registro de grandes eventos históricos, a exemplo da Revolução de 1930, a União ultrapassou as barreiras de constituir um diário oficial e tornou-se um lócus de protesto nacional e de resistência, além de congregar outras áreas a exemplo da literatura e das artes, de um modo geral. Atualmente trata-se do único jornal oficial do Brasil.

Assim, o jornal A União foi responsável pela reunião e publicização dos atos normativos, regulações e determinações do estado da Paraíba, sendo um instrumento de registro da história do estado por meio dos documentos oficiais, participando deste paradigma tradicional do registro histórico. Contudo, o jornal, por seguir esse propósito, tinha um baixo alcance e pouca distribuição, alcançando apenas a elite paraibana.

Em consonância com a celebração da fundação do estado da Paraíba no último 05 de agosto, o Projeto Obra do Mês estabelece o livro A União – Jornal e História da Paraíba: sua evolução gráfica e editorial, pertencente a Biblioteca de Obras Raras Átila de Almeida. Trata-se de uma primeira edição de 1977 que conta o surgimento do jornal, suas primeiras ações e os desdobramentos dessas ações nos campos histórico, social, cultural e político. Essa discussão posta pela obra é importante visto que, mesmo com a presença de outras formas de reescrita da história, não se pode ignorar o papel dos registros históricos e de como se pode atravessar a narrativa dos acontecimentos e alcançar a análise das estruturas materializadas nesses 126 anos da existência de A União.

A União – Jornal e História da Paraíba: sua evolução gráfica e editorial

O livro está disponível na Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, localizada no 1º andar do prédio da Administração Central da UEPB, no Campus de Bodocongó, que fica aberta para visitação das 7h as 17h, de segunda a sexta-feira. Os agendamentos podem ser realizados pelo site www.bibliotecaatilaalmeida.uepb.edu.br. O público também pode entrar em contato através do telefone (83) 3315-3424 ou pelo e-mail atilaalmeida.bc@uepb.edu.br