Obra do mês de outubro: Memórias de Casmurrindo Vespa (1964) e o Dicionário Bio-Bibliográfico de repentistas e poetas de bancada (vol.01 e 02).

4 de outubro de 2019

Fotografia por: Paulo Alves

Impossível, no que ora se publica, descobrir onde e quando ocorreram os fatos relatados simbolicamente. Surpreende, por vezes, a extraordinária semelhança com alguns aspectos de nossa comunidade. Trata-se, porém dou-vos minha palavra, de simples coincidência. (CARVALHO, p.11)

A história de Campina Grande sempre esteve entrelaçada com a trajetória de pessoas que vinham de outras regiões do estado e do Nordeste, a exemplo dos tropeiros e dos jesuítas, figuras-símbolo de nossa cidade e que auxiliaram em seu desenvolvimento social e econômico. Nesse contexto, no mês de aniversário da fundação de Campina Grande, o Projeto Obra do Mês homenageia duas personalidades que, mesmo não sendo campinenses, prestaram uma enorme e significativa contribuição à história da cidade, e ainda são patronos dos acervos que compõem a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida.

Nesse sentido, elegeram-se as obras: Memórias de Casmurrindo Vespa (1964), de Dr. Severino Bezerra de Carvalho e o Dicionário Bio-Bibliográfico de repentistas e poetas de bancada (vol.01 e 02), dos professores Átila Almeida e José Alves Sobrinho. Esse justo reconhecimento aos patronos se deve pelo relevante e expressivo legado cultural e histórico que prestaram à memória campinense.

Na primeira obra escolhida, por meio de uma narrativa memorialística Dr. Severino Bezerra de Carvalho, ou Seno Becalho, como assina no livro, registra vivências, ironiza figuras consideradas como intelectuais, denunciando uma sociedade fugaz, superficial e cheia de vícios, condensando inúmeras críticas à sociedade campinense da época. Já a segunda obra apresenta, em dois volumes, uma importante produção de caráter acadêmico, elaborada por Átila de Almeida e José Alves Sobrinho, quando organizaram o conhecimento referente aos repentistas e aos poetas, sua bibliografia e sua origem. Essa produção figura como subsídio fundamental aos estudos sobre literatura popular.

Na obra Dicionário Bio-Bibliográfico de repentistas e poetas de bancada, há uma inter-relação interessante entre essas personalidades, a presença de uma dedicatória, do professor Átila Almeida a Dr. Severino Bezerra de Carvalho “Disfarço o ofertório e com um pé adiante, outro atrás, afronto-me a depor o Dicionário Bio-Bibliográfico de repentes e poetas de bancada sob o olhar crítico do maior campinense de todos os tempos, o pernambucano Severino Bezerra de Carvalho. Átila. Em 13.09.78.” que marca o elo e o respeito mútuo entre os dois intelectuais.

As obras em destaque no mês de outubro pertencem ao Acervo Dr. Severino Bezerra de Carvalho, que funciona das 07 às 16 horas, no prédio da Biblioteca Central da UEPB.

Por fim, considerando as contribuições social e cultural que as personalidades e seus acervos exercem para a construção da história de Campina Grande e o importante legado que estas obras representam à memória campinense e regional, promovemos em sua homenagem o II Colóquio Cultura e Memória: personalidades da história campinense, que será realizado entre 16 e 17 de outubro, no auditório da Biblioteca Central, Campus I, da UEPB.  As inscrições são gratuitas e com emissão de certificado de participação.  Para maiores informações, clique aqui: https://www.even3.com.br/culturaememoria

O evento contará com palestras, mesas-redondas, minicurso e momentos culturais. A programação também poderá ser conferida no mesmo endereço eletrônico da inscrição.

Texto: Ana Carolina Aragão