Obra do mês de dezembro: Museos de pintura en Madrid, 1955

4 de dezembro de 2019

Para a perspectiva da omnilateralidade, a arte é essencial para a formação humana, sendo uma construção simbólica necessária que relaciona o mundo em que nós vivemos com o mundo que nós percebemos. Assim, a presença da arte no cotidiano das sociedades se justifica por atender a uma necessidade humana de projeção dos pensamentos e dos sentimentos, que acontece por meio do deslocamento dos sentidos nas representações artísticas.

O acervo de Dr. Severino Bezerra de Carvalho reflete parte da personalidade de seu patrono pela quantidade expressiva de obras que permitem o conhecimento e o estudo sobre as produções e representações artísticas, como elemento de revelação, transformação e libertação humana. Além dos livros que contemplam desde a história da arte aos seus conceitos e fundamentos, há algumas pinturas em tela do próprio Dr. Bezerra que demonstram a consubstanciação dos conhecimentos adquiridos na prática artística.

Partindo dessas prerrogativas, a obra elegida para o mês de dezembro é “Museos de Pintura en Madrid”, de Bernardino de Pantorba, publicada em 1955, em língua espanhola.

Bernardino, pseudônimo de José López Jiménez, foi pintor, pesquisador e historiador da arte, autor de cerca de oitenta títulos no campo da pintura espanhola. O autor possui como marca de sua escrita e de seus estudos sobre a pintura a busca pelo equilíbrio entre o cognoscível e a experiência estética, numa tentativa de tornar acessível ao leitor o conhecimento complexo e profundo sobre a arte sem tornar a leitura cansativa.

Nessa obra, Bernardino retrata de forma sensível e inteligível uma descrição da composição dos acervos de seis museus de pintura de Madrid, trazendo profundos estudos sobre sua formação, bem como a descrição e a análise de pinturas amplamente conhecidas e significativas para a cultura ocidental. Além disso, o livro traz em abundância as descrições visuais dos museus, presenteando o leitor/pesquisador com imagens de sua arquitetura e de suas obras, tornando possível e exequível a contemplação de suas pinturas.

A obra “Museos de Pintura en Madrid” pode ser consultada de segunda a sexta feira, das 07 às 17 horas, no Acervo Dr. Severino Bezerra de Carvalho, situado no prédio da Biblioteca Central, Campus I, Universidade Estadual da Paraíba.

Texto: Ana Carolina Aragão

Fotografia: Paulo Alves