Obra do mês de fevereiro: Diccionário Philosophico da Religião – 1819 e 1820

6 de fevereiro de 2020

Adotando a perspectiva que a humanidade se constitui por meio de um diverso processo histórico, étnico, cultural, linguístico e religioso, o respeito profundo a essa diversidade é um dos valores mais importantes da cidadania, especialmente no que se refere à pluralidade religiosa. Compreendemos que a religião é uma das fundações mais antigas da humanidade, presença ativa e determinante nas relações e funções sociais que estão presentes na vida dos sujeitos como uma construção socialmente organizada, necessária à sobrevivência do homem. Assim, a religião surge como resposta às angústias sobre o futuro incerto e como tentativa de explicação do passado e presente, sendo um aspecto que é vivenciado, discutido e estudado desde o início das primeiras civilizações.

Em concordância com a necessidade de estudos sobre as religiões e sua diversidade, há quase três décadas, durante o período dedicado às festas carnavalescas, acontece em Campina Grande, diversos eventos religiosos que reúnem líderes das mais variadas religiões para discutir temas de interesse da humanidade.

Considerando a importância desses eventos para as sociedades contemporâneas, a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida estabelece, no mês de fevereiro, como Obra do Mês o “Diccionário Philosophico da Religião”, de Abadde Nonnotte, de 1819 e 1820, uma importante fonte de pesquisa para o conhecimento filosófico sobre os preceitos e institutos das religiões.

A obra se apresenta em 04 tomos (volumes) e discute termos e conceitos relacionados à religião, tais como a criação, a morte, a alma, os pecados, os milagres, as paixões, etc. Com duzentos anos de existência a aos estudiosos das religiões, apresentando como essas noções são concebidas e compreendidas. Dessa forma, a obra “Diccionário Philosofico da Religião” se constitui como uma importante fonte histórica sobre como as religiões pensavam, se comportavam e orientavam seus seguidores nessas categorias.

 

A obra “Diccionário Philosophico da Religião” pode ser consultada de segunda a sexta feira, das 07 às 17 horas, na Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, situada no prédio da Administração Central, Campus I, Universidade Estadual da Paraíba.

Texto: Ana Carolina Aragão 

Fotografia: Paulo Alves