Obra do mês de março: Revista D. Quixote 1917 – 1920

5 de março de 2020

A constituição da história, durante muito tempo, foi marcada pelo estudo de documentos oficiais que estabeleciam uma narrativa considerada e reproduzida como verdade absoluta sobre os fatos e acontecimentos. No contexto atual, a história é prismada, possuindo diversas e multifacetadas perspectivas sobre o fato e sobre os discursos que circularam em um dado tempo e lugar, sendo recuperada e ressignificada por meio da análise de múltiplos suportes desse registro, desde os testemunhos orais quanto as publicações não oficiais, como revistas, anúncios, folhetins, cartazes, etc.

Considerando a necessidade de contribuir para as escritas da história brasileira, a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida elegeu como Obra do Mês de Março a coleção de 41 revistas D. Quixote, 1917-1920, sob edição do jornalista Manuel Bastos Tigre.

Com uma proposta de textos irreverentes, a revista consolidou em gêneros discursivos diversos (crônicas, anúncios, máximas, sonetos, imagens, classificados, etc.) críticas e posicionamentos políticos e sociais presentes na efervescência cultural do início do século XX. O periódico possui ainda registros históricos importantes materializados numa linguagem marcada pela ironia e humor, tornando-se um objeto de investigação valiosíssimo aos pesquisadores das áreas de história, jornalismo, sociologia, linguagem e etc.

É interessante ressaltar que o título da revista, D. Quixote, estabelece um efeito de sentido provocador, já que a obra homônima de Miguel de Cervantes é caracterizada por ser um texto que se propõe em construir um romance de cavalaria por meio de uma paródia, ou seja, tem como ponto central a fantasia e o humor, características também presentes na tessitura da revista.

Esse humor também é marcado pelas caricaturas encontradas no periódico que possuem assinatura de brasileiros e estrangeiros, além de contar também com as primeiras histórias seriadas (as atuais histórias em quadrinhos), subscritas pelo reconhecido ilustrador Angelo Agostini.

Por fim, outra curiosidade é sobre o fundador da revista, o jornalista Manuel Bastos Tigre, conhecido por ser o primeiro bibliotecário concursado do país, sendo sua data de nascimento, 12 de março, escolhida para comemoração do dia dessa profissão.

A coleção da revista D. Quixote pode ser consultada de segunda a sexta feira, das 07 às 17 horas, na Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, situada no primeiro andar da Administração Central, Campus I, Universidade Estadual da Paraíba.

Texto por: Ana Carolina Aragão 

Fotos por: Paulo Alves