Obra do mês de novembro: Diccionário de la Musica, 1954

12 de novembro de 2020

“Há canções e há momentos/(…) Em que a voz é um instrumento/Que eu não posso controlar/Ela vai ao infinito/Ela amarra todos nós” (Fernando Brant)

Na cultura ocidental, a música estabelece uma relação com vários aspectos da nossa história, sendo uma expressão artística, sincrética e múltipla, que reúne e partilha os sentimentos, emoções, pensamentos e valores essencialmente humanos. Dessa forma, toda construção musical acumula e reverbera informações importantes dos distintos momentos da história da humanidade, tais como os aspectos sociais, culturais, ideológicos, econômicos, espirituais e políticos. Nessa arte também encontramos reflexos dessas transformações, especialmente, os modos de compreender e de situar o homem em sua sociedade, história e cultura. Nesse sentido, a música torna-se parte essencial da memória de um dado povo, num dado lugar e tempo, presente no cotidiano e contribuindo com a constituição da subjetividade das pessoas, como também com o processo de construção identitário do sujeito.

Assim, considerando a importância social, cultural e histórica da música e reconhecendo a data celebrativa ao dia do músico, próximo dia 22, estabelecemos como Obra do Mês, o Diccionário de la Musica, de Labor, de 1954. A obra consta em dois volumes, edição em língua espanhola, e é de autoria de Joaquín Pena; Hígino Angles e Miguel Querol.
O Diccionário de la Musica é uma produção relevante não somente aos estudiosos e curiosos sobre a história da música, mas também a todos os pesquisadores que possuem interesse em observar os registros de músicas, músicos, instrumentos musicais, linguagem musical e outros elementos constituintes de sentido desta arte que registra memória e cultura através da expressão e da interpretação mimética da realidade individual e coletiva das pessoas. Além disso, seu estudo colabora com a construção dos efeitos de sentidos intrínsecos à composição e à melodia, bem como aos fatos enunciados, vividos e registrados, sendo parte importante ao estudo do homem e de suas práticas culturais e históricas.

A escolha desse título também representa uma parcela significativa das obras que compõe nosso acervo e que tratam sobre o universo da música. A Biblioteca de Obras Raras Átila de Almeida possui uma coleção de dicionários das mais variadas áreas do conhecimento popular e científico, em línguas distintas, somando mais de 2000 exemplares. Outra representação contemplada na escolha da Obra do Mês é a própria coleção de discos de vinil de música clássica, pertencente ao acervo de Dr. Severino Bezerra de Carvalho, com cerca de 1500 exemplares.
O Diccionário de la Musica pertence ao acervo Dr. Severino Bezerra de Carvalho, que integra a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, da UEPB. Para mais informações sobre a obra, entre em contato pelo e-mail: atilaalmeida.bc@setor.uepb.edu.br.

Texto por: Ana Carolina Aragão

Fotos por: Paulo Alves