Obra do mês de dezembro: Coleção O Mundo dos Museus

7 de dezembro de 2020

Na história da humanidade, tem-se observado que os sujeitos estabelecem vínculos com os espaços transformados por suas ações e práticas culturais, mediados pelas relações identitárias e históricas construídas. Esses vínculos constituem, por vezes, a própria memória da produção histórica, social e cultural, consagrando-se, por cada sociedade em seu dado tempo, em patrimônios culturais, sejam eles materiais ou imateriais.
Diante disso, surgiram, ao longo do tempo, a necessidade de se instituir espaços museológicos com a função de conservar e, a posteriori, de disseminar memórias e narrativas sociais e individuais. Assim, seriam disponibilizadas as reminiscências do passado no presente, por meio de sua potencialidade discursiva de criar narrativas históricas carregadas de efeitos de sentido sobre um passado comum. Uma das formas de registro da memória mais fecunda é a arte, funcionando como um devir histórico, um lócus de experiências possíveis de serem ressignificadas e atualizadas.
Em alusão ao dia 18 de dezembro, dia do museológo, e reconhecendo a importância dos museus enquanto esses espaços em que os sujeitos estabelecem conexões com os acontecimentos históricos, sendo ambientes necessários, apropriados e de grandes possibilidades para a aprendizagem humana nas mais diversas esferas do conhecimento, elegemos como Obra do Mês a Coleção O Mundo dos Museus, da editora espanhola Codex.

A coleção do acervo conta com 12 exemplares dessa publicação mensal e em cada um deles há uma reportagem sobre a história de um dos espaços museológicos importantes para a humanidade, além de registrar um índice de artistas e das obras, bem como a reprodução fotográfica de parte do espaço físico e dessas obras. Compõem a coleção: Galeria Nacional de Washignton (1967), Galeria Tate London (1969), Pinacoteca de Brera Milão (1967), Galeria de Pintura de Dresde (1967), Museu de Arte da Catalunha (1967), O Louvre (02 volumes, 1967), Museu do Estado Amsterdã (1967), O Prado (1966) Galeria de Ofícios de Florença (1967), Galeria Nacional de Londres (1967) e Basiléia (1966). Esta obra é considerada uma importante fonte de pesquisa para as dimensões da memória e como elas funcionam enquanto formas de reconhecimento, individualidade e coletividade dentro das culturas e das artes.

A Coleção O Mundo dos Museus pertence ao Acervo Dr. Severino Bezerra de Carvalho, que integra a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, da UEPB. Para mais informações sobre a obra, entre em contato pelo e-mail: atilaalmeida.bc@setor.uepb.edu.br.

Texto: Ana Carolina Aragão
Fotos: Paulo Alves