Obra do mês de setembro: O Movimento da Independência 1821-1822

9 de setembro de 2020

Nas proximidades do bicentenário de um dos marcos mais importantes da história do Brasil, a formalização da independência política, novos estudos históricos buscam ressignificar a conjuntura complexa dos espaços de convergência e divergência de pensamentos e ações que culminaram na emancipação de nosso país. Esse momento de retomada à reflexão e à análise da conjuntura simbólica, cultural e social do país, circunstanciado nesse período, perpassa necessariamente pelo retorno às importantes fontes documentais que fundamentaram àquela escrita histórica.
Nesse contexto, a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida indica como Obra do Mês de setembro um livro que reúne narrativas e documentos que colaboram para uma revisita a esse momento: “O Movimento da Independência 1821-1822”, de Manuel Oliveira Lima. Lançada em 1922, essa edição marcou o centenário da Independência, reunindo um amplo registro de fontes oficiais de vários países, cartas trocadas entre D. Pedro e seu pai, além de trazer as atas das sessões das Cortes, revelando a escrita oficial e a do contexto em que se processou a Independência do Brasil.

“O movimento da Independência 1821-1822” se configura como um clássico da historiografia brasileira que trata de forma transnacional este movimento, trazendo perspectivas e ideias dos sujeitos históricos e grupos sociais do Brasil e de Portugal, rompendo com a tendência da escrita histórica de gabinete praticada até o momento. A obra traz à tona, em suas discussões, as razões que levaram à Independência do Brasil, remetendo à situação internacional de Portugal e a emancipação intelectual em andamento no Brasil, constituindo-se uma leitura obrigatória para todos que se interessam por esse período e marco históricos.

O autor da Obra do Mês de setembro, Oliveira Lima, além de historiador, escritor e crítico literário marcou a história de nosso país por ser um apaixonado por livros, colecionando-os, e deixando como legado o terceiro maior acervo sobre o Brasil, a Biblioteca Oliveira Lima, situada na Universidade Católica de Washington, contando com 58 mil livros, além de correspondência trocada com intelectuais, mais de seiscentos quadros e inúmeros recortes de notícias de jornais.
O livro “O movimento da Independência 1821-1822” é parte da coleção da Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, que fica situada no 1º andar da Administração Central, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. Nesse período de isolamento, indicamos sua leitura e consulta, de modo virtual, por meio do link: http://funag.gov.br/biblioteca/download/o-movimento-da-independencia.pdf.

Texto: Ana Carolina Aragão